![]() |
Empresários reconhecem que capital humano assume grande importância no olhar corporativo |
O estudo entrevistou representantes de 352 empresas brasileiras, que fizeram previsões sobre a economia do país a curto (2011) e médio prazo (2015).
Para 60% dos executivos, o maior desafio para o crescimento das empresas até 2015 é reter e desenvolver talentos, fator encarado como estratégico para as companhias. “As pessoas se tornaram o diferencial nesta competição”, diz José Paulo da Rocha, sócio da consultoria.
Embora seja um desafio, a retenção de talentos já é aplicada nas corporações e considerada uma estratégia poderosa por 66% dos pesquisados. Outros atributos também são utilizados para obter o crescimento da empresa: como investimento em tecnologia (55%) e incentivo direto à inovação (52%). Esses mesmos empresários responderam que o maior investimento das empresas em que trabalham está sendo direcionado para o marketing e para recursos humanos.
Copa do Mundo
O crescimento da economia brasileira justifica o aquecimento do mercado de trabalho. A Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, megaeventos esportivos para os quais o país está se preparando, contribuem com o aumento da demanda por mão-de-obra, qualificada, principalmente – a pesquisa mostrou que os maiores investimentos em que os entrevistados apostam estão nos setores de infraestrutura e turismo.
Entre as empresas que participaram do levantamento, 53% têm alguma atuação no exterior e 56% estão sob o controle familiar. “Esses porcentuais refletem como a economia brasileira está organizada. A pesquisa considerou diferentes setores e áreas do país”, diz Rocha. Apenas 5% das empresas terminaram o ano de 2009 sem crescer e 8% deixaram de fazer investimentos. Esses números embasam o aquecimento da economia brasileira e, seguindo o “feeling” dos empresários, é hora de apostas – e investir – nos profissionais. Vale a pena estar preparado.
Fonte: Site Revista Época Negócios